Em 1690, o astrônomo John Flamsteed olhou para o céu e pensou que estava vendo uma estrela, porém, ele estava observando Urano pela primeira vez. Em 1781, William Herschel fez uma descrição do planeta, mas pensou que se tratava de um cometa. Apenas dois anos depois os astrônomos bateram o martelo e integraram Urano como mais um planeta no sistema solar.
Urano é o terceiro maior planeta do sistema solar, dentro dele caberiam 63 Terras. Um dia em Urano dura cerca de 18 horas terrestres, já o seu período de translação, ou seja, o tempo que ele demora para dar uma volta completa ao redor do Sol é de 84 anos terrestres. Urano recebeu o nome do deus grego que personificava o céu, por causa da coloração azul. Urano também tem anéis, assim como Júpiter e Saturno.
O planeta tem, até o momento, 27 luas conhecidas. As luas mais conhecidas são: Miranda, Ariel, Umbriel, Titânia e Oberon. Essas luas são as maiores do planeta, com cerca de 1.100 quilômetros de diâmetro, mesmo assim, são bem menores que a nossa Lua, que possui um diâmetro de 3.474 quilômetros.
No ano de 1986 a sonda Voyage 2 passou sobre Urano e fez algumas fotos, sendo a única espaçonave a passar próximo do planeta. Ele também tem uma inclinação de 82,5 graus em relação à sua órbita, e isso faz com que ele orbite o sol “deitado”. como consequência, durante 42 anos, parte do planeta permanece iluminado pelo Sol. Enquanto isso, a outra parte fica em completa escuridão.
Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇
Deixe um comentário