Vasos comunicantes

Vasos comunicantes

No estudo da hidrostática os vasos comunicantes são uma série de recipientes interligados e com algum tipo de fluido em seu interior. Quando apenas um fluido homogêneo estiver no interior dos recipientes, este fluido permanecerá na mesma altura em todos os recipientes, não importando o seu formato ou volume.

 

O Teorema de Stevin (também chamado de lei fundamental da hidrostática) utiliza a relação entre a pressão atmosférica e a pressão em um líquido para determinar a alteração na pressão hidrostática no fluido. Para um determinado ponto (A) imerso em um recipiente com fluido de densidade (d) e altura (h), podemos afirmar que a pressão naquele ponto será:

 

Pa = d.g.ha, com g, sendo a aceleração da gravidade.

 

Adotando um outro ponto (B) cuja a altura (hb) seja diferente da altura do ponto A e assumindo que o fluido está em equilíbrio, podemos determinar a diferença de pressão (lei de Stevin) como sendo:

 

Pa = d.g.ha e Pb = d.g.hb → Pa – Pb = d.g.(hb - ha) → ΔP = d.g. Δh

 

Se tivermos dois líquidos diferentes (chamados de imiscíveis) dentro de um recipiente com formato de U, por exemplo, a lei de Stevin continua válida. Como sabemos, se misturarmos líquidos de densidades diferentes o liquido com maior densidade deve ficar sobre o de menor densidade, com isso a lei de Stevin nos dá que:

 

Pa = Pb = P → P + da.g.ha = P + db.g.hb → da.ha = db.hb

 

Se você gostou dessa dica de física, deixe seu comentário abaixo. 👇

Deixe um comentário