gato-na-caixa

O gato de Schrödinger

O gato de Schrödinger é um experimento mental desenvolvido pelo físico Erwin Schrödinger em 1935.

 

O experimento

Em uma caixa fechada são colocados: um gato, um frasco de veneno, um recipiente com material radioativo e um dispositivo detector de radiação. Se o detector de radiação realizar seu trabalho, ou seja, detectar radiação proveniente do material radioativo, um mecanismo quebra o recipiente de veneno, e o gato morre. Contudo, a mecânica quântica sugere que, até alguém abrir a caixa e verificar se o gato está ou não vivo, ele está simultaneamente vivo e morto.

A experiência procura ilustrar a interpretação de Copenhague da mecânica quântica, em que um dos princípios, o princípio da Incerteza de Heisenberg, estabelece que não é possível fazer uma medida sem interferir nos resultados dessa própria medida.

 

Quando abrirmos a caixa estaremos interferindo no sistema, assim estaremos alterando o resultado. A dualidade onda-partícula é um exemplo físico disso. Na mecânica quântica, o elétron se comporta ora como partícula ora como onda, produzindo uma superposição de estados até que se faça uma observação dele.

 

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários 👇

Deixe um comentário