O que você precisa estudar hoje?
Na matemática a operação de radiciação é a forma de determinar a raiz de um valor numérico qualquer. Sua representação é dada por , em que n é o índice, a é o radicando, é o radical e b é a raiz.
Raiz quadrada
Para entendermos a radiciação, devemos primeiro entender a operação com o menor índice possível, , na qual o índice n = 2. Chamamos essa operação de raiz quadrada.
Dado , a raiz quadrada de a é um número b que multiplicado por ele mesmo 2 vezes dá como resultado o radicando a. Ou seja, .
Vale ressaltar que na matemática não se costuma representar visualmente o índice 2, sendo e a mesma coisa.
Exemplos:
, pois ;
, pois ;
, pois ;
, pois ;
, pois .
Note que pela definição apresentada, não é possível encontrar a raiz quadrada de um valor negativo, uma vez que um número multiplicado por ele mesmo sempre será positivo.
Exemplo:
. Não tem número que multiplicado por ele mesmo dê como resultado -4.
Raiz cúbica
Seguindo a linha de raciocínio anterior, dado , a raiz cúbica de a é um número b que multiplicado por ele mesmo 3 vezes dá como resultado o radicando a. Ou seja, .
Vale ressaltar que para este caso será permitido radicando de sinal negativo, uma vez que números elevados ao terceiro expoente podem resultar em um valor de sinal negativo.
Exemplos:
, pois ;
, pois ;
, pois ;
, pois .
Raiz n-ésima
Seguindo a linha de pensamento das raízes anteriores, dado , a raiz enésima de a é um número b que multiplicado por ele mesmo n vezes dá como resultado o radicando a. Ou seja, . Podemos ver que a radiciação é uma operação matemática inversa à potenciação, assim como a subtração é inversa à soma e a multiplicação é inversa à divisão.
Exemplos:
, pois ;
não é possível;
, pois ;
, pois ;
, pois ;
não é possível;
, pois ;
, pois ;
, pois ;
não é possível;
Analisando os exemplos anteriores, podemos perceber um padrão: raiz de radicando negativo só terá valor se o índice for ímpar, ou seja:
, com a negativo e n par, não tem resultado;
, com a negativo e n ímpar, tem resultado.
Raiz quadrada exata e não exata
Uma raiz quadrada é dita exata quando seu radicando é um quadrado perfeito, ou seja, quando ele pode ser escrito na forma .
Exemplos:
, pois ;
, pois ;
Uma raiz quadrada não é exata se seu radicando não é um quadrado perfeito.
Exemplos:
;
.
Para esses casos podemos fatorar o radicando de modo que a raiz quadrada seja parcialmente determinada, por exemplo:
;
Produto de raízes
Se duas ou mais raízes possuem o mesmo índice, o produto dessas raízes pode ser escrito como a raiz do produto dos radicandos, ou seja, .
Exemplos:
.
.
O produto de raízes com índices diferentes pode ser efetuado de modo que as raízes sejam reescritas sob mesmo índice.
Exemplo:
.
Razão entre raízes
Se duas ou mais raízes possuem o mesmo índice, a razão das raízes pode ser escrita como a raiz da razão dos radicandos, ou seja, .
Exemplo:
.
A razão de raízes de índices diferentes pode ser efetuada de modo que as raízes sejam reduzidas, o máximo possível, e reescritas sob mesmo índice.
Exemplo:
Raiz da raiz
Para efetuar a radiciação de uma raiz, ou seja, , podemos reescrever a operação como a raiz de a com índice mxn. Ou seja:
Potência do radicando
Como visto nos tópicos acima, a potenciação e a radiciação são operações inversas e, assim, podemos concluir que, sendo a raiz de um radicando qualquer um número que elevado à n, resulta no próprio radicando, então, por consequência, a raiz n-ésima de um radicando elevado à n-ésima potência é o próprio radicando.
Exemplos:
;
.
Índice e expoente proporcionais
Se uma raiz possui índice com mesmo fator proporcional que o expoente do radicando, podemos reescrever simplificando esse fator, ou seja, .
Exemplos:
Potência da raiz
Se uma raiz de índice n está elevada à n-ésima potência, podemos efetuar a operação realizando uma multiplicação que envolva n operações de potenciação. Ou seja, . Usando a propriedade do produto de raízes, comentada anteriormente, podemos escrever:
E pela propriedade de potência do radicando, comentada anteriormente, podemos chegar em:
Ou seja, resumidamente, podemos apenas cortar a potência com o radical (desde que o índice do radical seja igual à potência).
Exemplos:
;
.
Transformando raiz em potência, e vice-versa
Podemos converter uma raiz em potência da seguinte maneira:
Exemplo:
Deixe um comentário