quimica-ambiental-no-enem

Química ambiental

A química ambiental é um assunto importante cobrado no ENEM. Ela diz respeito às mudanças que estão ocorrendo no meio ambiente devido a influência do homem. No ENEM, esse assunto é cobrado no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e como a química ambiental é um tema interdisciplinar, pois envolve conhecimentos de química, biologia e geografia, é muito abrangente. Veja nesse post alguns dos assuntos cobrados sobre esse tema.

 

Aquecimento Global

O aquecimento global é um fenômeno que ocorre quando a luz emitida pelo sol (radiação visível ou não) chega ao nosso planeta e atinge os gases, mares e terras que a compõe, parte dessa radiação é refletida de volta para o espaço, porém, o restante dessa radiação é absorvido por estes materiais e é convertida em energia térmica. Através de um processo físico chamado convecção, o calor sobe para as camadas mais altas da atmosfera até atingirem os gases do efeito estufa, que faz com que o calor fique “preso” em nosso planeta, e como consequência a temperatura global aumenta.

 

O efeito estufa é um processo importante pois garante que a temperatura na superfície da Terra seja adequada à vida, sem a existência deste fenômeno nosso planeta seria muito mais frio, tornando a vida como conhecemos, bem diferente ou inexistente. Mas algumas atividades humanas têm intensificado o fenômeno, a queima de combustíveis fósseis e os desmatamentos, por exemplo.

 

Lixo/Poluição (solo, água, ar)

A grande quantidade de lixo gerado e o seu descarte incorreto, são assuntos cobrados no ENEM. As questões que envolvem esse tema, geralmente, cobram as maneiras como se pode reduzir, reaproveitar ou reciclar esses materiais poluentes. Além disso, a maneira como esses materiais descartados de forma incorreta afeta a vida dos outros seres vivos do planeta, como o lixo que afeta a vida marinha, por exemplo, também pode ser cobrado.

 

Ciclos Biogeoquímicos

Chamamos de ciclos biogeoquímicos os processos em que uma substância ou elemento passam de um meio (ar, água e solo) para os seres vivos e depois voltam para esses meios, isso garante a reciclagem de elementos químicos e substâncias. Os ciclos biogeoquímicos estudados são:

Ciclo da água (hidrológico);

Ciclo do carbono;

Ciclo do oxigênio;

Ciclo do nitrogênio.

 

Chuva Ácida e Destruição da camada de ozônio

A queima de combustíveis fósseis libera óxidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrogênio (NO2), esses materiais reagem com a água presente na atmosfera e formam ácido sulfúrico (H2SO4) e o ácido nítrico (HNO3), esses são responsáveis pela chuva ácida. Esses compostos afetam a fauna e a flora, além disso, danifica superfícies metálicas e outras esculturas.

 

A nossa camada de ozônio tem um papel fundamental para a vida na Terra, ela nos protege dos raios UV. Porém, alguns gases (CFCs - Clorofluorcarbonetos, também chamados de Fréons, e outros) são responsáveis por destruir a camada de ozônio. A principal aplicação desses gases é em produtos do tipo spray e em sistemas de refrigeração.

 

Química verde

É uma área que busca formas alternativas de desenvolver produtos e processos químicos no intuito de reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias perigosas ou poluentes.

Ela engloba os preceitos do desenvolvimento sustentável, que visa suprir as necessidades da geração atual sem esgotar os recursos naturais para as gerações futuras.

 

Ficou com dúvidas? Deixe aqui seu comentário👇

Deixe um comentário