O que você precisa estudar hoje?
Quando pensamos em compreender o significado de algum conhecimento científico, podemos analisar a sua etimologia, com intuito de decifrar a sua origem. A palavra fração, por exemplo, vem do latim “fractus” que em português significa “dividido”.
Definição e representação de frações
Seguindo o raciocínio anterior, a fração nada mais é do que uma parte ou porção de um todo. Na matemática representamos a fração como uma razão de dois números inteiros, que ficam separados por uma barra, como mostrado no exemplo a seguir.
Como podemos ver na figura, chamamos o número de cima de numerador (a parte do todo) e a parte de baixo chamamos de denominador (o todo).
Um exemplo clássico no estudo das frações é a barra de chocolate, utilizada para mostrar algumas divisões, como mostra a figura abaixo.
Podemos notar que a quantidade total de pedaços é 20, estão faltando 9 e temos 11 pedaços restantes. Podemos representar a quantidade de chocolate que ainda possuo como sendo 11/20 (11 restantes de um total de 20 pedaços) e a quantidade de chocolate faltante de 9/20 (9 pedaços faltantes de um total de 20 pedaços).
Como ler uma fração
A tabela a seguir mostra como ler alguns dos denominadores de uma fração.
Tipos de fração
Fração Própria
Fração em que o numerador é menor que o denominador.
Exemplo:
Fração Imprópria
Fração em que o numerador é maior que o denominador.
Exemplo:
Fração Aparente
Fração em que o numerador é múltiplo do denominador, representando assim um valor inteiro em forma de fração.
Exemplo:
Fração Mista
É a representação de uma parte inteira com uma parte fracionária juntas.
Exemplo: (3 inteiros mais um meio)
Frações equivalentes
Frações que representam a mesma parte de um todo, sendo o numerador e o denominador proporcionais entre si, como representado na figura a seguir.
Operação entre frações
Soma e subtração de frações
Se duas frações têm o mesmo denominador, basta somar ou subtrair os numeradores, conforme exemplos abaixo.
Para frações com denominadores diferentes, devemos usar o método do MMC (mínimo múltiplo comum) para primeiro igualar os denominadores e depois operar os numeradores, conforme exemplos abaixo.
Multiplicação entre frações
Para a multiplicação de frações, basta multiplicar os numeradores entre si e os denominadores entre si, conforme representação abaixo:
Exemplo:
Divisão
Para realizar a divisão é necessário manter a primeira fração e multiplicar pelo inverso da segunda, conforme representação abaixo.
Exemplo:
Potenciação
Quando elevamos uma fração a um expoente, esse expoente representa a quantidade de vezes que vamos multiplicar a fração por si mesma. Sendo assim, usamos a regra da multiplicação entre frações para multiplicar os numeradores e denominadores e chegar numa fórmula geral:
De forma mais simplificada, quando elevamos uma fração a algum expoente, devemos distribuir esse expoente tanto para o numerador quanto para o denominador, fazendo assim a potenciação de cada um separadamente na fração, como mostrado abaixo.
Exemplo:
Deixe um comentário