O que você precisa estudar hoje?
Para entendermos o que é uma inequação do primeiro grau, primeiro devemos passar pelo princípio da tricotomia e pelo conceito de inequação.
Princípio da tricotomia
Na matemática, o princípio da tricotomia (também chamado de axioma da tricotomia) é uma propriedade dos números reais que diz para quaisquer valores a e b reais, uma das seguintes relações necessariamente ocorre:
(a é menor que b);
(a é igual a b);
(a é maior que b).
A partir daqui podemos montar expressões algébricas que usam o princípio da tricotomia.
Inequação
Da mesma forma que a palavra “equação” remete à igualdade, “inequação” remete à desigualdade (não equação). A inequação procura valores de incógnita que sejam não iguais a uma determinada expressão matemática (utilizando o princípio da tricotomia). Ou seja, a inequação é uma sentença matemática aberta expressa por uma desigualdade. As desigualdades possíveis são as seguintes:
≠ à diferente de;
> à maior que;
≥ à maior ou igual a;
< à menor que;
≤ à menor ou igual a.
Exemplos:
Inequação do primeiro grau
Trataremos das inequações em sua forma mais simples: as de primeiro grau. Ou seja, a incógnita estudada estará sempre elevada à primeira potência.
Exemplo:
é uma inequação do primeiro grau pois a incógnita está elevada à primeira potência (x=x^1).
Forma da inequação de primeiro grau
As formas possíveis da inequação do primeiro grau são as seguintes:
,
,
,
,
para , , e representando a incógnita da inequação.
Exemplos:
,
,
,
,
,
Resolver uma inequação do primeiro grau
Para resolver uma inequação do primeiro grau, ou seja, encontrar um conjunto de valores que satisfaçam a inequação, basta isolarmos a incógnita (geralmente, o , ou ), através de manipulações algébricas, de modo que a deixemos sozinha em um lado da desigualdade. Assim o que satisfazer a desigualdade tornará a inequação verdadeira. Vale ressaltar que a incógnita não possuirá um valor exato para a solução da operação em questão, mas irá assumir quaisquer valores que tornem a afirmação da qual ela pertence verdadeira.
Para isolarmos a incógnita, devemos operar como se estivéssemos operando uma equação. Mas agora temos de tomar cuidado quando as passagens envolvem multiplicação ou divisão: sempre que você “passar para o outro lado” um número negativo multiplicando ou dividindo, devemos inverter o sinal da desigualdade (só não precisa quando o sinal for )
Exemplos:
,
portanto
, portanto
, portanto
, portanto (perceba a inversão do sinal de desigualdade).
Perceba como estamos descrevendo as soluções a partir de agora. Primeiro informamos a qual conjunto a incógnita pertence e depois apresentamos a desigualdade resposta. Em lemos: “x pertence aos reais tal que x é diferente de 1”.
Representação gráfica
As inequações, além de terem suas representações algébricas, têm também representações gráficas. Podemos representar suas soluções em segmentos de reta conforme desenhos exemplos abaixo:
Perceba que, para > e < usamos bolinha aberta no 1 e para ≥ e ≤ usamos bolinha fechada. A bolinha aberta indica que o 1 não está inserido no intervalo, mas sim os valores infinitamente próximos de 1. A bolinha fechada indica que o 1 está inserido no intervalo.
Deixe um comentário