Platelmintos

O que você precisa estudar hoje?

Voltar
Você está aqui:

Os platelmintos são animais triblásticos, ou seja, possuem os folhetos embrionários ectoderme, mesoderme e endoderme. Esses animais são vermes achatados dorso-ventralmente, podendo ser parasitas, como as Tênias, ou de vida livre, como as planárias.

Planária
Planária

Características gerais

Os platelmintos são acelomados (não possuem um espaço entre a mesoderme e a endoderme), protostômios (blastóporo dá origem a boca), com simetria bilateral, digestão intra e extracelular. O sistema digestório é incompleto e ramificado (Planárias) ou ausente (Tênias). Não há sistema circulatório nem respiratório, sendo as trocas gasosas ocorrendo na superfície do corpo (cutânea). Já o sistema excretor é protonefridial, composto por células flamas ou multiflageladas.

Anatomia das planárias
Anatomia das planárias

O sistema nervoso dos platelmintos é rudimentar. Formado por cordões ventrais que partem de gânglios cerebroides e cortados por cordões transversais, permite a divisão em cefalização e corpo, compostos por gânglios e cordões, respectivamente. Os gânglios cerebroides possuem ramificações que dão origem a duas estruturas receptoras de estímulos do ambiente, as aurículas, capazes de serem sensibilizadas pelo calor e por diferentes compostos químicos, e os ocelos, sensibilizados por luminosidade.

Sistema nervoso das Planárias
Sistema nervoso das Planárias

Classes e Reprodução

Os platelmintos são divididos em três classes, Turbelária (Planárias), Trematoda (Esquistossomos) e Cestoda (Tênias). As Planárias podem se reproduzir de forma assexuada, também chamada de laceração ou regeneração. Isso ocorre quando o animal sofre alguma tração mecânica e tem a sua estrutura física rompida, sendo possível, por ambas as partes, desenvolverem novos animais completos. Mas quando se reproduzem de forma sexuada, como há a necessidade de fecundação, a qual ocorre internamente, os animais trocam os seus gametas através da postura de acasalamento.

Reprodução assexuada das Planárias
Reprodução assexuada das Planárias
Anterior Nematelmintos
Próxima Poríferos

Deixe um comentário